Trabalhar com games é um sonho que pode se tornar realidade. O mercado de jogos eletrônicos cresce em um ritmo vertiginoso no Brasil e no mundo, o que reflete em mais oportunidades para empregos e empreendimentos na área. Mas, apesar de cada vez demandar mais profissionais, a indústria de jogos digitais ainda “pena” na busca por talentos, já que existe uma lacuna técnica grande no país.

Afinal, não basta a boa vontade para trabalhar com games: é preciso também ser capaz. Por essa razão, neste artigo, vamos dar dicas importantes para quem pensa em entrar na área. Confira!

A jornada do herói desenvolvedor de jogos

O Brasil é o quinto país em que se gasta mais tempo com jogos e um dos mercados consumidores mais importantes, mas a indústria de games ainda sofre com a falta de bons profissionais, mesmo que já existam empresas gigantes, como a Wildlife, cujos games são jogados diariamente no mundo todo. Para quem decidiu agora entrar no setor, o caminho pela frente pode parecer longo e árduo. E, realmente, determinação e foco serão importantes para trilhar essa jornada, mas, apesar de não existirem atalhos, quem sabe qual direção seguir chega mais rápido ao objetivo final.

Comece investindo em sua formação técnica

Gostar de games não quer dizer ser capaz de criá-los. Assim como ter assistido a muitos filmes não o capacita a dirigir um, as centenas de horas investidas em League of Legends, Free Fire ou qualquer outro jogo eletrônico não deixam ninguém apto a criar um jogo ou a trabalhar no desenvolvimento de sucessos parecidos.

Por outro lado, a lógica de evolução na carreira é parecida com a de quem desenvolve o elo rating ou ‘upa’ seus personagens em games online: uma combinação de teoria e muita aplicação prática de conhecimentos. Jogos eletrônicos são produtos de alta complexidade que envolvem a integração de várias áreas técnicas, como programação, sonoplastia, artes visuais e game design. Usualmente, o profissional do setor se especializa em uma área de atuação, mas sabe um pouco sobre as outras. É o chamado perfil de habilidade em “T”, em que a pessoa domina verticalmente as suas competências principais e tem um conhecimento linear de outras contíguas.

O primeiro passo para desenvolver essas habilidades é o aprendizado básico. Muita gente tenta se virar por conta própria, mas o jeito mais eficaz de evoluir é investindo em bons cursos técnicos, que abrirão um leque de possibilidades para o estudante e estabelecerão uma estrutura forte de conhecimento para as próximas etapas. Em paralelo ao aprendizado formal, pode ser interessante, sim, buscar fontes secundárias, como canais no YouTube ou tutoriais na internet, mas sem negligenciar os estudos em um curso formalizado.

Desenvolva um portfólio, mesmo que ainda não seja profissional

Recrutadores na área de games amam candidatos para vagas que apresentam um bom portfólio. Conhecer os trabalhos pregressos do profissional é extremamente esclarecedor e permite entender se o perfil dele se encaixa na oportunidade disponível. Ainda assim, nem todo mundo que começa a procurar emprego na área tem um portfólio para apresentar.

A razão para isso parece simples e compreensível: quem ainda não teve a chance de trabalhar com jogos não terá nada para mostrar em seu portfólio, em teoria. Mas, na verdade, não é bem assim. Profissionais sem experiência podem e devem fazer um portfólio, com projetos feitos sem objetivos comerciais e até com trabalhos feitos durante o curso.

Um artista, por exemplo, pode criar algumas artes conceituais para jogos que nunca existiram e talvez nunca existirão, com o objetivo de apenas popular o seu portfólio. Um programador pode criar projetos simples com assets gratuitos e subir em sua página no itch.io ou no Github, e por aí vai. Apresentar um portfólio é fundamental para conseguir boas vagas na área de jogos, portanto, não há espaço para timidez aqui. A dica é escolher os melhores exemplos do seu trabalho e colocá-los em uma vitrine.

Participe de eventos e faça contatos no setor

Um currículo sólido e um bom portfólio são importantes, mas o valor de uma indicação nunca deve ser subestimado. Pode parecer até desleal que algumas pessoas consigam bons empregos apenas porque tiveram um indicação forte, mas a verdade é que esse voto de confiança não é fácil de conseguir e significa muita coisa.

Quando alguém indica uma pessoa para uma empresa, ela atua como uma espécie de fiador do candidato, colocando a sua credibilidade pessoal como lastro para atestar a capacidade do indicado. E se a pessoa que indica tem a confiança de quem vai contratar, o peso no processo de seleção será justificadamente alto.

Para quem busca a primeira oportunidade no mercado, conseguir indicações pode parecer muito difícil, afinal, não há experiências pregressas para que um ex-empregador o indique. Mas existe outro caminho para conhecer pessoas e conseguir indicações: participar de eventos. Um tipo comum de evento da indústria de jogos digitais é a Game Jam, em que times de desenvolvedores se reúnem para desenvolver e publicar um jogo simples, com uma temática sugerida pela organização do evento.

Além de ajudar na criação de um portfólio, a Game Jam é excelente para conhecer outros profissionais, que podem ter empregos na área e terão ótimos motivos para indicar um companheiro de noites viradas no desenvolvimento de jogos. E, para quem pensa em empreender, a Game Jam também é uma boa oportunidade para encontrar pessoas com objetivos parecidos e formar um time de sócios capaz de tirar do chão o estúdio independente.

Insista muito e não desanime

Por fim, mas não menos importante, tenha consciência de que encontrar a oportunidade certa pode demorar. É muito provável que, pelo caminho, existam muitos revezes e as vezes até faltar apoio de pessoas próximas, mas isso não deve ser motivo para desanimar.

É como em uma pescaria: às vezes, mesmo quando o pescador faz tudo certo, pode demorar até que um peixe dê a primeira fisgada. Mas, quando isso acontecer, é fundamental que ele faça a sua parte e não deixe a oportunidade ir embora. Continuar aprendendo e evoluindo enquanto isso é extremamente importante, com mais cursos, Game Jams e outras práticas que vão engrossar o portfólio e maximizar as chances de sucesso adiante.

Trabalhar com games é um sonho e um caminho cheio de possibilidades, mas, para transformar isso em realidade e em resultados, é importante sempre evoluir. Quer saber onde você pode aprender mais e ter o seu primeiro contato com essa carreira? Então, inscreva-se agora na Oficina Gratuita de Criação de Games da SAGA.

Pin It on Pinterest

Share This