Seja para conseguir uma renda extra ou para ganhar experiência em atividades muito além da sua profissão, o fato é que o trabalho como freelancer é uma ótima oportunidade — e nos últimos anos, ele tornou-se uma alternativa bastante interessante para diversos tipos de profissionais.

Segundo pesquisa publicada na Folha de SP, sete em cada dez profissionais querem entrar nesse ramo. No entanto, um dos empecilhos é justamente saber como começar a ter trabalhos, como atrair clientes e obter uma renda satisfatória.

Se você chegou até aqui  por curiosidade ou porque tem vontade de construir uma carreira nesse mercado, a dica é começar por uma das nossas Oficinas Gratuitas de Photoshop, Animação 2D ou Criação de Games.

Mas se você já tem experiência com Artes Digitais e ainda tem algumas dúvidas de como iniciar seus freelancers, nós reunimos algumas das principais dicas para você começar. Confira!

Como conseguir um trabalho como freelancer? Veja 4 dicas!

Não podemos dizer que o início do trabalho freelancer seja simples. Geralmente, por mais que você tenha experiência, a captação de clientes iniciais e o caminho até ter um nome conhecido no mercado exigirá paciência e atenção às oportunidades.

Não é à toa que as dicas que escolhemos aqui focam bastante no preparo, não só de portfólio, mas para se atualizar perante as exigências do mercado. A seguir, confira 4 dicas de como conseguir um trabalho freelancer!

1. Defina o seu serviço

O mundo da prestação de serviço é bastante amplo. Você verá que existem diversas oportunidades e, muitas vezes, encontrará diferentes funções para a mesma profissão. Por isso, ser específico é um passo importante para quem quer conseguir trabalhos como freelancer.

O conselho é não fazer qualquer serviço que apareça. Essa é uma tendência no início, até como uma forma de criar um portfólio. No entanto, ter foco é realmente importante para que você consiga dar conta das oportunidades e também para ficar mais fácil criar uma boa reputação no meio.

Então, por onde começar? Por aquilo que você sabe! Defina todos os fundamentos do seu serviço de acordo com o que faz bem. Isso não tem só a ver com a apresentação do que é capaz de fazer: também vai ajudar a definir o valor que cobrará.

2. Monte um portfólio

Agora que você já sabe o que vai oferecer, chegou a hora de montar o seu portfólio. Essa é uma das maneiras de divulgação básicas do trabalho freelancer, e mesmo que nunca tenha feito nada profissional, é importante que tenha alguma forma de mostrar o que é capaz de realizar.

Contudo, saiba que o portfólio não pode conter qualquer tipo de trabalho, mesmo que seja relacionado com o serviço que você quer oferecer. Dependendo do tipo de empresa, você terá que mostrar somente uma amostra específica.

Caso tenha trabalhado em diversos lugares, separe por categorias e deixe disponível para que você possa acessar assim que se apresentar para uma empresa. Além disso, se você é uma pessoa que não tem experiência profissional, procure utilizar os seus trabalhos amadores ou até crie projetos que tenham relação com o que quer e abasteça o seu portfólio.

Algumas dicas nessa etapa são:

  • coloque um pouco de como foi para você prestar o serviço;
  • faça uma lista com os seus clientes e projetos;
  • inclua também resultados dos seus trabalhos para as empresas onde trabalhou;
  • seja específico sobre os seus serviços.

3. Adquira conhecimento na área

Outra parte importante do trabalho freelancer é investir no seu aperfeiçoamento. Será fundamental procurar por cursos, livros e conteúdos que ajudem a melhorar e também a se atualizar. Afinal, é preciso entender que no mundo freelancer você estará exposto a diversos outros profissionais — muitos com experiências e conhecimentos que você nunca teve. Como é um mercado muito competitivo, o investimento em estudos deve fazer parte da sua rotina.

Imagine, por exemplo, um designer que trabalha desenvolvendo jogos em 3D, mas utiliza um software que já está obsoleto. Se ele quiser continuar nessa profissão, será fundamental investir em cursos de modelagem 3D que ensinem a lidar com as ferramentas de última geração, para que ele esteja pronto para as exigências do mercado.

4. Invista na divulgação

Agora que você já tem o seu portfólio e está investindo em conhecimento, é hora de se dedicar a uma parte fundamental para ter sucesso no trabalho freelancer: a divulgação. Vale lembrar que esse é um processo contínuo. Mesmo quando você conseguir um trabalho ou clientes fixos, é interessante continuar alimentando os meios de divulgação do seu serviço.

Os principais meios de divulgar são:

  • plataformas de freelancer: nesse caso, é feito um cadastro para ter acesso aos clientes da plataforma. Os valores, geralmente, não são tão altos, mas podem ajudar a ganhar experiências;
  • redes sociais: dependendo da área, redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn são ótimas formas de divulgar o seu trabalho e captar clientes. O cuidado vai para adequar a sua linguagem e também o tipo de serviço que será mostrado em cada rede;
  • blogs e afins: trabalhar com a produção de conteúdo é uma outra maneira de divulgar o seu trabalho. A vantagem é que você tem total autonomia para postar o que quiser, mudar o layout, o design, ou seja, é um canal exclusivamente seu;
  • abordagem ativa: por último, a abordagem ativa, que significa entrar em contato diretamente com as empresas por meio de e-mails e mensagens por rede social, por exemplo, para mostrar o seu portfólio. A principal dica, nesse caso, é investir no bom senso, evitando ser invasivo.

Você viu até aqui algumas das principais dicas de como conseguir um trabalho como freelancer. Antes de finalizar, queremos destacar como é importante se planejar para entrar nessa área: pesquise quais são as oportunidades disponíveis para o seu mercado, estude e se aperfeiçoe constantemente e tenha noção de que esse é um processo contínuo.

A prospecção de clientes e a divulgação de seu trabalho nunca devem parar. Você terá que criar conteúdo, precisará ficar atento aos grupos em redes sociais, ao que as empresas estão buscando, além de saber administrar bem o quanto recebe por cada trabalho.

Caso você já atue com design e animação e queira conhecer novas áreas que estão em crescimento, como a de desenvolvimento de jogos, dê uma olhada em nosso post sobre como se tornar um desenvolvedor de games ou conheça todas as opções de cursos que temos para você ampliar as suas habilidades.

Pin It on Pinterest

Share This