O dia 9 de dezembro de 2021 foi mais do que uma data qualquer para os amantes de jogos. Ele representou o momento da principal premiação do segmento, o Game Awards, tido por muitos como o Oscar dos jogos eletrônicos e de console.

Na edição do Game Awards de 2021, vários jogos foram consolidados como parte da história dos games e é importante que você saiba quais são eles, não é mesmo? Assim, você pode incluí-los na sua rotina em 2022 e ficar por dentro das principais tendências e novidades do setor.

Pensando nisso, preparamos um post não só para falar sobre a premiação, mas também para trazer informações sobre os jogos premiados e ajudá-lo a escolher qual será a sua próxima aquisição.

Mas antes de continuar essa leitura. Você já pensou em construir uma carreira de sucesso criando games? A Escola SAGA tem o curso perfeito para você começar do zero. Assista o vídeo abaixo e conheça o PlayGame 6.0.

O que é o Game Awards?

O Game Awards (conhecido também como TGA, sigla para The Game Awards, em inglês) é uma premiação conhecida como o Oscar dos Videogames. A sua primeira cerimônia aconteceu em 2014.

O objetivo do Game Awards é premiar os jogos mais aclamados do ano, assim como os que demonstraram maiores detalhes técnicos e qualidade.

A banca que escolhe os vencedores é composta por profissionais das mais diversas competências do mundo dos games e também por pessoas que participam de votações online.

Quais são as categorias do Game Awards?

O Game Awards é uma premiação como outra qualquer, ou seja, tem diferentes categorias, cada uma delas com em média 5 indicados. Algumas das principais são:

  • Jogo do Ano;
  • Melhor Direção;
  • Melhor Narrativa;
  • Melhor Direção de Arte;
  • Melhor Trilha Sonora;
  • Melhor Design de Som;
  • Melhor Atuação;
  • Inovação em Acessibilidade;
  • Melhor Jogo Independente;
  • Melhor Jogo Mobile;
  • Melhor Jogo de Ação;
  • Melhor Jogo de Ação/Aventura;
  • Melhor Jogo de Luta;
  • Melhor Jogo para a Família;
  • Melhor RPG e muito mais!

Como vemos, há categorias para celebrar o esforço e o trabalho dos mais diversos tipos de profissionais, fazendo com que a arte de criar jogos seja devidamente valorizada.

Quais jogos foram os destaques da Game Awards 2021?

Agora, chegou o momento mais esperado: a hora de descobrirmos quais jogos foram os destaques da Game Awards 2021! Continue a leitura e veja os títulos que foram indicados e também os que arrasaram na conquista de estatuetas nessa edição. Vamos lá!

It Takes Two

It Takes Two é um jogo da Electronic Arts, lançado em março de 2021. Há opções para console, como o PlayStation e o Xbox, e computador. O seu enredo é muito bonito e traz discussões familiares, com a abordagem do tema divórcio e da percepção infantil sobre esse momento tão difícil.

Ao descobrir que os pais estão brigando, Rose acidentalmente prende o espírito deles dentro de bonecas no galpão de sua casa. Agora, cabe a ela consertar o relacionamento e manter a sua família unida.

Na Game Awards 2021, além de ganhar o prêmio mais importante da noite, It Takes Two foi indicado para as categorias de Melhor Direção, Melhor Narrativa e Escolha dos Jogadores. Além disso, ganhou também como Melhor Jogo para a Família e Melhor Jogo Multiplayer. Um verdadeiro fenômeno!

Deathloop

O vencedor de Melhor Direção da Game Awards 2021, Deathloop, também é um fenômeno e sem dúvida é um dos grandes destaques do ano. Além desse prêmio, o jogo ganhou como Melhor Direção de Arte, o que prova esse ponto.

O game foi indicado como Jogo do Ano, Melhor Narrativa, Melhor Trilha Sonora, Melhor Atuação (Jason E. Kelley e Ozioama Akagha) e Melhor Jogo de Ação. São indicações que não acabam mais!

Ao longo do jogo, acompanhamos a trajetória de Colt, um personagem que acorda sem a sua memória à beira de uma praia e revive o mesmo dia inúmeras vezes, tendo uma nova chance de reparar os seus erros e acumular experiências para retomar o controle de si mesmo.

Metroid Dread

A série Metroid, da Nintendo, é uma das mais aclamadas de todos os tempos por gamers de várias gerações. Recentemente, ela ganhou uma nova edição com o jogo Metroid Dead, que resgata a essência dos jogos originais e une inovação ao saudosismo em um jogo eletrizante.

Em 2D, algo incomum para os dias de hoje, o jogo é veloz e flui rapidamente, atraindo de uma só vez os jogadores para esse universo. Nele, acompanhamos a trajetória de uma personagem (conhecida como Samus) que precisa enfrentar diversos inimigos de peso e desvendar enigmas complexos para ganhar cada vez mais poder.

Metroid Dread também foi indicado como Jogo do Ano, Escolha dos Jogadores. O game venceu como Melhor Jogo de Ação/Aventura no Game Awards 2021.

Psychonauts 2

Ao jogar Psychonauts 2, você acompanhará a história de Raz, que está treinando ao máximo para se tornar um psiconauta. Estes, por sua vez, são agentes que utilizam a mente para defender a humanidade de inimigos que também utilizam o seu controle mental para fazer o mal.

Agora, o líder dos psiconautas foi sequestrado e cabe a Raz e seus amigos descobrirem quem está por trás disso. E aí, você está pronto para acompanhá-lo nessa jornada?

Psychonauts 2 foi indicado como Jogo do Ano, Melhor Direção, Melhor Narrativa, Melhor Direção de Arte, Melhor Jogo de Ação/Aventura.

Ratchet and Clank: Rift Apart

Se você procura um jogo divertido, bonito e cativante, Ratchet and Clank: Rift Apart pode ser exatamente o que você precisa. Ele faz parte da categoria dos jogos de tiro, mas traz um design realmente impressionante e cheio de detalhes.

O nome do jogo representa os dois personagens principais, Ratchet, um animal com características humanas, e Clank, o seu amigo robô. Juntos, eles precisam passar por missões e derrotar vários inimigos.

O jogo recebeu indicações como Jogo do Ano, Melhor Direção, Melhor Direção de Arte, Melhor Design de Som, Inovação em Acessibilidade, Melhor Jogo de Ação/Aventura.

Resident Evil Village

Disponível para PlayStation, Resident Evil Village é mais um jogo da famosa franquia de games apocalípticos que ganhou o mundo dos livros, dos filmes e da arte em geral, se tornando um ícone cult.

O terror aqui é levado para um novo nível, mas mantendo a qualidade de gráficos e de enredo que já é parte dessa saga.

Resident Evil Village foi indicado nas categorias Jogo do Ano, Melhor Design de Som, Melhor Jogo de Ação/Aventura e Escolha dos Jogadores. Foi premiado como melhor atuação, com o trabalho excepcional de Maggie Robertson.

Returnal

Outro game de tiro, também em terceira pessoa (assim como Ratchet and Clank), Returnal é um verdadeiro espetáculo de enredo, beleza e gráficos de tirar o fôlego. Ele também está disponível para PlayStation.

Aqui, acompanhamos Selene, uma astronauta cuja nave cai em um planeta distante. A partir daí, ela precisa ser resgatada, mas antes deve chegar em um local específico para que o resgate ocorra. Nessa trajetória, ela se verá frente a um mistério envolvendo a própria imagem e precisará salvar a própria vida.

Esse foi o game premiado como Melhor Jogo de Ação, mas ele também foi indicado nas categorias de Melhor Direção e Melhor Design de Som.

Life is Strange: True Colors

Life is Strange: True Colors é outro exemplo clássico de como os jogos podem ser interativos e cheios de significado para os jogadores. Ao longo das horas jogadas, conheceremos a jovem Alex, que ao se reaproximar do irmão Gabe precisa lidar, logo depois, com a sua morte repentina.

Alex, que tem o poder de perceber os sentimentos das pessoas que a rodeiam, começará uma jornada contra o tempo para descobrir quem está por trás do acidente que fez com que ela e Gabe precisassem se separar novamente, desta vez para sempre.

Foi indicado como Melhor Narrativa e Melhor Atuação (Erika Mori). Ganhou na categoria Games for Impact, algo que mostra toda a sua relevância para o mercado de jogos

Marvel’s Guardians of the Galaxy

Você provavelmente já conhece a franquia Guardiões da Galáxia, da Marvel, não é mesmo? Ela fez um grande sucesso ao ser lançada no formato de HQs (histórias em quadrinhos) e mais recentemente, nas telonas dos cinemas.

Agora, é hora de nos divertirmos também com os jogos da série. O mais recente, lançado em outubro de 2021 para diversos consoles e plataformas, nos coloca no controle do grande Senhor das Estrelas, que acaba cometendo um erro que gera consequências graves para o universo. Sendo assim, ele precisa consertar o que fez o mais rápido possível para evitar maiores danos para todos os planetas.

O jogo ganhou como Melhor Narrativa de 2021, sendo indicado como Melhor Trilha Sonora e Inovação em Acessibilidade.

The Artful Escape

The Artful Escape é outro exemplo de como a arte e os games estão diretamente interligados. Se você gosta de música, esse é o jogo certo para você!

Desenvolvido para plataformas como o Windows e o Xbox, o jogo nos conta a história de Johnson, um músico folk nascido em uma pequena cidade do Colorado. Para comemorar o seu legado, seu sobrinho deve tocar as suas músicas mais famosas em um festival que acontecerá na região, mas acaba embarcando em uma jornada em um mundo repleto de cores e sons.

O game foi indicado na categoria Melhor Estreia de Jogo Independente, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.

Cyberpunk 2077

Lançado em 2020, Cyberpunk 2077 logo se tornou um grande fenômeno do mundo dos games. Esse é um jogo do tipo RPG que conta com gráficos ultrarrealistas. Nele, o jogador controla V (que pode ser um personagem masculino ou feminino), um(a) mercenário(a).

O jogo conta com cenários impressionantes e até mesmo a participação do astro de Hollywood, Keanu Reeves, como um dos personagens principais da história.

Cyberpunk 2077 foi indicado como Melhor Trilha Sonora e Melhor RPG. Não levou nenhum dos prêmios, mas certamente deixou a sua marca ao participar de uma das maiores premiações de todo o mundo!

Forza Horizon 5

Se você gosta de jogos de corrida, não se preocupe. Também há uma ótima opção na Game Awards 2021 e o nome é Forza Horizon 5!

Essa franquia é conhecida pela sua liberdade na jogabilidade, que permite que o jogador vivencie experiências muito diferentes das que são observadas nesse tipo de jogo. Por isso, ele é conhecido como o “GTA das corridas”. Essa comparação não é nada básica, não é?

Forza Horizon 5 ganhou como Inovação em Acessibilidade, Melhor Design de Som e como Melhor Jogo de Esportes/Corrida, sendo um dos grandes premiados da Game Awards. Além disso, foi indicado também para a categoria de Escolha dos Jogadores.

Kena: Bridge of Spirits

Desenvolvido para PlayStation e computador, o jogo Kena: Bridge of Spirits é uma das mais agradáveis surpresas de 2021. Com gráficos próximos aos contos de fadas, ele une beleza a uma história emocionante e cheia de significados.

Nele, acompanhamos a jornada de Kena, uma guia espiritual que tem como responsabilidade prestar apoio às pessoas que tiveram mortes abruptas e traumáticas e não entendem muito bem o que aconteceu com elas. Devemos controlá-la e ajudá-la a guiar esses espíritos para a luz.

Ganhou como Melhor Jogo Independente de 2021 e também como a Melhor Estreia de Jogo Independente. Além disso, foi indicado para a categoria de Melhor Direção de Arte.

Tales of Arise

Imagine participar da trajetória de dois herois para libertar um povo da opressão sofrida por outro? Essa é a história que vemos em Tales of Arise, o mais novo jogo da franquia Tales.

Com gráficos impressionantes, esse jogo nos conta uma história de resistência, liberdade e determinação. É uma verdadeira inspiração para o nosso dia a dia e, de quebra, muito divertido.

Esse jogo foi contemplado com a premiação de Melhor RPG. Que responsabilidade, não é mesmo? Ele está disponível para as plataformas Windows, PlayStation e Xbox e teve o seu lançamento oficial em setembro de 2021.

Gostou de saber mais sobre a Game Awards 2021? Acompanhar essas premiações é uma ótima maneira de ficar por dentro das novidades do mundo dos games e conhecer novos jogos para curtir, seja sozinho ou com os seus amigos!

Ah, já que mencionamos os seus amigos, que tal mostrar esse artigo para eles? Compartilhe o post em suas redes sociais e os ajude a conhecer os principais vencedores e indicados da Game Awards 2021!

Pin It on Pinterest

Share This