Jogos de ação, de esportes, de aventura, de terror. Sem sombra de dúvida existem uma série de gêneros de games no mercado e, ao longo dos anos, sempre há períodos em que um tem mais preferência do que outros.

No entanto, não podemos negar que jogos de RPG possuem um público cativo e que, apesar de muitos torcerem o nariz para as missões que exigem mais do que ação, ainda assim, existem grandes nomes do gênero. Jogos que estão ao lado de grandes nomes do setor de games e que merecem tanto reconhecimento quanto outros tipos.

Pensando nisso, neste texto, resolvemos juntar alguns dos grandes jogos de RPG para você conhecer. Confira!

Os jogos de RPG para PC e de mesa que você tem que conhecer

A lista que você verá a seguir tem diferentes tipos, que em sua maioria são para PC, mas também apresentamos uma amostra do RPG de mesa. Confira!

1. Baldur’s Gate II: Shadows of Amn

Esse é um RPG que tem uma alta pontuação entre os usuários — 95 pontos no Metacritic. Com seus gráficos isométricos, possibilidade de enfrentar batalhas em tempo real, 60 horas de história e a permissão de formar grupos é o favorito de muitos jogadores.

Mesmo sendo um jogo lançado há praticamente 20 anos, a sequência de Baldur’s Gate utiliza o mesmo universo de Dungeons & Dragons e foca na continuação da saga dos filhos de Bhaal. O personagem principal deve escapar do mago Irenicus e fazer o possível para não deixar que as forças malignas o dominem.

2. World of Warcraft

Esse foi um jogo que obteve bastante popularidade no meio RPG, chegando a ter, em 2010, 11 milhões de jogadores ativos. Seu sucesso pode ser explicado pelo fato de que oferece muitas novidades para o gênero Massively Multiplayer Online Role Playing Game (MMORPG).

Os usuários têm acesso há muitas missões e personagens da terra média, como elfos, anões, orcs, entre outros. Além disso, existem diversos dungeons, quests, raids e conquistas, e muitos modos de PvP (Player vs Player). Logo, World of Warcraft caiu rapidamente no gosto do público da época de seu lançamento, em 2004.

Hoje em dia, comparados com os novos títulos, seus gráficos, que são em 3D, são considerados ultrapassados, porém, para muitos fãs nostálgicos, ele é um dos clássicos da categoria de RPG online. Sua pontuação no Metacritic é de 93.

3. Dune – The Official RPG

Duna é uma das obras de ficção científica mais vendidas no mundo e é considerada uma das maiores criações do gênero. Publicada originalmente em 1965, foi responsável por dar ao seu autor, o escritor americano Frank Herbert, o prêmio Hugo do ano seguinte. É bom saber que não se trata apenas de um livro, mas sim de cinco compilações mais um conto.

A história se passa no futuro, em que impérios dominam galáxias e têm uma organização baseada no sistema feudal. Cada feudo pertence a um planeta específico e são controlados por Casas Nobres que devem obediência à casta imperial da Casa Corrino.

A obra já teve uma adaptação para o cinema, nos anos de 1980, mas está previsto um novo filme neste ano de 2021. No embalo desse lançamento, a desenvolvedora de jogos Modiphius, lançará o RPG de mesa.

A ideia é que o jogo não aborde apenas o primeiro livro, mas sim as outras cinco obras e também outras criações baseadas no universo Duna, principalmente as escritas pelo filho de Herbert, Brian Herbert.

4. The Witcher III

Com direito até a uma série na Netflix, essa é uma franquia de jogos que faz muito sucesso entre os amantes de enredos medievais. Na verdade, The Witcher é um game baseado nos livros de fantasia do escritor polonês Andrzej Sapkowski, conhecida como Wiedźmin. A primeira versão do jogo foi lançada em 2007 e a última versão, The Witcher III, em 2015.

Com 93 no Metacritic, o jogo continua a história do bruxo Geralt de Rivia pelos Reinos do Norte, enquanto há uma grande mudança na ordem planetária e a chegada do exército Caçada Selvagem.

The Witcher III, foi considerado um dos melhores jogos de 2015, ganhando o título de Melhor Jogo do Ano pelo The Game Awards.

5. Final Fantasy IX

Final Fantasy é uma série de jogos que está há duas décadas no imaginário dos aficionados por RPG. Curiosamente, uma das suas maiores versões, pelo menos, é o que boa parte dos usuários concordam, não foi lançada para plataformas de última geração, como Playstation 5 ou Xbox One.

Uma das versões preferidas da franquia, com 94 no Metacritic, foi apresentada ainda para Playstation 1 e já soma mais de 5,5 milhões cópias vendidas. O enredo é voltado para as consequências da guerra de diferentes regiões do mundo Gaia. O protagonista de nossa história, Zidane, deve, junto a outros personagens, derrubar a rainha Brahne e selar a paz no planeta.

6. Mass Effect 2

Por fim, temos mais uma sequência de uma série de jogos que, na verdade, faz parte de uma trilogia e conseguiu 94 no Metacritic. Lançado a 11 anos atrás, tem um fator muito interessante em termos de jogabilidade.

Superficialmente, Mass Effect 2 passa a ideia de ser um game de ficção científica de tiro em terceira pessoa. Porém, para cumprir as missões, o jogador também precisa interagir com outros personagens e construir vínculos durante a história.

Com a primeira versão exclusiva para Xbox 360, Mass Effect 2 tem previsão para estar disponível para consoles atuais, como Playstation 4 e Xbox One.

Você viu até aqui os seis dos principais jogos de RPG, muitos dos quais fizeram história para o gênero, alcançando uma popularidade e se tornando o preferido de muitos usuários. Queremos destacar que seja você um amante de jogos, seja alguém que tem interesse em trabalhar nessa área, conhecer esses games é fundamental.

Não só saber sua história e o que eles trouxeram para o ramo, como também entender o que faz eles serem os preferidos. Isso é muito importante para entender esse mercado e ter um olhar mais crítico quanto a esses jogos.

E se você tem interesse em começar no mercado de games, a SAGA tem uma Oficina Gratuita de Criação de Games para iniciar a sua carreira neste universo.

Pin It on Pinterest

Share This