Conforme novos motores gráficos para jogos surgem, profissionais de outras áreas podem utilizá-los para ajudar na sua rotina e nos seus resultados, um dos melhores exemplos disso são os benefícios da Unreal Engine para arquitetura. Essa é uma ferramenta que pode ser usada para modelagem 3D, fazer render, mockups, projetos de ambientes e muito mais.

Apesar dessa não ser uma inovação criada para arquitetura, é possível utilizá-la na rotina das organizações para que você entregue melhores projetos, tenha mais produtividade, entre muitos outros benefícios. Quer saber se esta tecnologia pode ser vantajosa para os seus projetos? Leia aqui para saber como funciona a Unreal Engine, suas possibilidades e benefícios!

Como funciona a Unreal Engine?

Primeiro, é necessário que você entenda o que é um motor gráfico (motor de jogo ou engine), que é uma infraestrutura (framework) usado como base para desenvolvimento de jogos. É a partir desta plataforma que os profissionais que criam diferentes jogos podem criar ambientes 3D interativose realizer simulações.

A Unreal Engine (UE) é um desses motores gráficos, que foi criada pela Epic e pode ser útil para desenvolvedores ou qualquer pessoa que trabalhe com criação de objetos e cenários 3D, incluindo os arquitetos. Por exemplo, eles poderão criar prédios, residências, móveis e outros objetos interativos, com iluminação e física realista.

Saiba que existem diferentes outras estruturas disponíveis no mercado, como Source (da Valve), Unity, Godot, Construct, entre outras. Mas umas das principais vantagens da Unreal Engine é o fato de ela está evoluindo com o passar do tempo, tornando-se cada vez mais completa, realista e com novas funcionalidades. Veja como suas versões avançaram com o passar dos anos:

  • UE 1 (1998): essa primeira versão foi lançada juntamente com o jogo de tiro em primeira pessoa chamado Unreal. Nela, era possível fazer renderização, detecção de Inteligência Artificial (IA), detecção de colisão, sistemas de arquivos e de redes;
  • UE 2 (2002): passou a ser usada para criar jogos para consoles da época. Passou a ter físicas de veículos e ragdoll (melhor movimentação de corpos);
  • UE 3 (2005): marcada com grande avanço de gráficos, ela incorporou a PhysX, que permite manejar elementos físicos em tempo real, como tecidos, partículas, fluidos, entre outros;
  • UE 4 (2014): trouxe gráficos fotorrealistas, um sistema de iluminação pré-renderizada e mais versatilidade para os criadores;
  • UE 5 (2022): hoje uma engine de ponta que entrega simulação de luz altamente natural (Lumen), alta precisão em objetos 3D, sombras e personagens altamente realistas.

Quais são as possibilidades criativas da Unreal Engine para Arquitetura?

Fonte: Unreal Engine

Apesar de ter sido inicialmente lançado com foco na criação de jogos, são inúmeras as possibilidades criativas que a UE proporciona para um arquiteto em seus projetos de ambientes. Veja quais são eles a seguir.

Realismo

Unreal Engine é considerada excepcionalmente realista em comparação a outros motores gráficos. Você poderá impressionar os clientes com projetos e mockups fotorrealistas, trazendo as melhores impressões para seu negócio no mercado.

Apresentações em tempo real

Uma das técnicas mais comuns de serem usadas pelos arquitetos para mostrar projetos aos seus clientes é a pré-renderização. Mas nem sempre renderizações estáticas é suficiente para mostrar a qualidades espaciais e experimentais dos ambientes, o que é resolvido com demonstrações em tempo real de modelos em 3D.

Por exemplo, um cliente indeciso sobre os acabamentos e detalhes do interior poderá navegar pelo ambiente, interagir com objetos e conferir como será o ambiente com diferentes iluminações ou variados horários do dia. Isso é feito sem precisar que o cliente aguarde minutos ou horas com renderização, já que o programa roda em tempo real.

Objetos pré-prontos

Apesar de você poder fazer a modelagem 3D de cada objeto individualmente, há uma biblioteca de materiais à disposição para os profissionais. Durante a criação dos projetos, basta que você baixe os objetos e coloque nos ambientes. Isso traz mais agilidade

Quais são os diferenciais desta engine para o resultado final do projeto?

As funcionalidades e recursos da Unreal Engine agregam vantagens que fazem grande diferença para o resultado final dos seus projetos de apresentações. Logo, potencializa a sua competitividade no mercado. Veja quais os principais diferenciais dessa ferramenta.

Redução de custos

De forma geral, um motor gráfico ajuda a reduzir os custos no desenvolvimento de jogos. Essa mesma vantagem também pode ser aproveitada por profissionais e escritórios de arquitetura.

Leveza

Os requisitos para que as diferentes versões da Unreal Engine são significativamente baixos, sendo acessível para diferentes computadores. Assim, os profissionais de arquitetura conseguirão utilizá-lo em mais computadores. Por exemplo, os requisitos recomendados para aproveitar da UE 4 são:

  • Sistema Operacional: Windows 7 ou mais recente de 64-bits, também podendo usar Mac OS X 10.9.2 ou mais moderno;
  • Processador: Quad-core Intel ou AMD, desde que tenha 2.5 GHz ou superior;
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce 470 GTX ou AMD Radeon 6870 HD, equivalente ou acima;
  • Compatibilidade: DirectX 11 ou superior;
  • Memória RAM: 8 GB ou mais.

Flexibilidade

No próprio portal oficial da UE é possível fazer o download deste motor gráfico e são oferecidos dois tipos de licenças que podem ser escolhidas pelo profissional.

  • Licença para publicação (Publishing License): pode ser usado de graça inicialmente, mas é voltado para profissionais queiram lançar produtos comerciais. Basicamente, os criadores que monetizarem seus produtos devem pagar 5% do valor à Epic;
  • Licença para criador (Creators License): totalmente grátis e sem necessidade de pagar royalties. Ela é direcionada para projetos internos e grátis, aplicativos customizados, conteúdos lineares etc.

A UE ainda tem compatibilidade com amplos softwares de modelagem 3D, como Sketchup, Cinema 4D, Rhino, 3DS Max, Revit, CAD, BIM etc. Isso traz mais flexibilidade para seu escritório e facilidade para realizar colaborações com outros escritórios que usam outros programas.

Futuro promissor

Novas versões da UE tornam essa engine mais complexa, avançada e com mais recursos. Por isso, você pode esperar que ela se torne ainda mais impressionante e realista com o passar dos anos.

Assim como qualquer outra engine ou ferramenta 3D, é importante que você tenha cursos que mostrem como extrair o máximo da Unreal Engine. E você pode ter o seu primeiro contato com o aprendizado desta ferramenta na Escola SAGA. Nós temos cursos perfeitos para iniciar e estimular as suas habilidades no universo do 3D e neste Engine.

Quer aprender a usar a Unreal Engine e expandir ainda mais sua carreia? Confira já os cursos da Escola SAGA!

Pin It on Pinterest

Share This