O artista 3D é um profissional que domina diferentes técnicas de modelagem 3D. O que muitas pessoas não sabem é que quem trabalha com 3D também pode assumir cargos em diferentes segmentos do mercado de trabalho.

Com atuação multimídia e uso de múltiplas ferramentas, o artista 3D consegue construir texturas, paisagens e outros elementos necessários para um projeto da indústria criativa. Quem escolhe essa profissão deve se manter atualizado, já que o setor exige um conjunto de habilidades técnicas e artísticas.

Quer entender quais são as possibilidades de atuação em 3D, para além da modelagem? Acompanhe a seguir e confira quais são as atividades pouco conhecidas, e também muito carentes de profissionais no atual mercado de trabalho!

Como ter uma carreira promissora atuando como artista 3D?

A animação é um segmento que continua a se expandir no Brasil e no mundo, exigindo cada vez mais artistas 3D para compor as equipes de empresas de engenharia, indústria, saúde, entre outros nichos do mercado.

Mais e mais pessoas têm se interessado em atuar com modelagem 3D, no entanto, há diversas outras perspectivas de emprego e oportunidades para exercer a carreira na área.

O artista 3D pode desempenhar diferentes atividades, como criação de projetos de jogos de vídeo, comerciais, campanhas de marketing, flyers, anúncios publicitários, entre outras. Em geral, boa parte dos profissionais atuam no mercado de games e entretenimento.

Para além da modelagem, este profissional acaba fazendo de tudo um pouco, como conceitos, blocagem de cenário, personagens, animações e até mesmo efeitos. A rotina desse profissional inclui muito estudo, dedicação e conhecimento técnico, visual e tecnológico.

Para seguir e ter sucesso nessa profissão, é importante ir em busca de conhecimento de qualidade para dominar os recursos utilizados na rotina profissional. Existem diversos caminhos possíveis para ter uma carreira promissora atuando como artista 3D.

Apesar de não existir uma faculdade voltada para a arte 3D, atualmente existem outros cursos que ensinam a utilizar os softwares amplamente usados no cotidiano de trabalho. O conhecimento é, sem dúvida, a melhor alternativa para aprender, na prática, como desenvolver um projeto 3D do zero.

Quais são as principais possibilidades da área?

Além de exercer cargos em segmentos mais tradicionais da arte tridimensional, os profissionais também encontram inúmeras outras atividades para desenvolver em projetos 3D. Hoje, a criação 3D é bastante adotada na produção televisiva, cinematográfica, na indústria de games, sites e mercado publicitário.

Com os avanços tecnológicos e a expansão do 3D, são cada vez mais positivas as perspectivas para a carreira. Além disso, o constante aperfeiçoamento dos recursos multimídia e do mundo digital, indicam que a ocupação é uma excelente opção para ter sucesso no mercado de produções tridimensionais.

Lembrando que, para aproveitar as oportunidades, é necessário contar com um conjunto de competências técnicas e artísticas para se sobressair. A seguir, veja quais são as principais possibilidades de atuação na área, para além da modelagem 3D!

Rigging

Rigging é uma técnica de animação 3D, responsável por adicionar movimento, simular articulações do esqueleto e da linguagem corporal dos personagens. Com o processo de rigging, o artista realiza ações que auxiliam na construção e no resultado das animações.

Essa etapa é muito importante para que a animação se torne mais realista. Isso porque o rigging transforma um personagem estático e inanimado em uma espécie de estrutura articulada, evitando que fique distorcido ou deformado. Além do conhecimento no software, é fundamental que o artista entenda de composição humana e articulações para o movimento.

Shader

O shader consiste em instruções para o processamento de efeitos de renderização em uma imagem

tridimensional. Com ele, as imagens são constantemente processadas, gerando maior flexibilidade para animadores e maior qualidade gráfica para o projeto 3D como um todo.

A técnica está presente em boa parte dos atuais games, criando efeitos de todos os tipos para criar imperfeições com o intuito de deixar os objetos mais realistas. Para atuar com shader, o artista 3D utiliza um programa executado pelo processador gráfico que cria efeitos especiais nas texturas de objetos 3D, modificando os padrões de luz e cor de cada pixel.

VFX Artist

O VFX Artist é responsável pela criação de efeitos visuais realistas, que podem ser feitos de acordo com diferentes técnicas. Com isso, o profissional manipula, adiciona e modifica elementos em imagens, quadros, desenhos ou fotografias, justamente para criar uma experiência de visualização mais imersiva.

A atuação como VFX Artist ainda é bastante recente no mercado de trabalho. No entanto, com o uso de tecnologias e recursos digitais, o trabalho com efeitos visuais é mais adotado no cinema, no setor de design de interiores, animação e videomarketing.

Technical Artist

Essa é uma área na indústria de games bastante interessante para os profissionais que apresentam habilidades requisitadas. O Techical Artist é responsável por unir conhecimentos técnicos e artísticos, desenvolvendo toda a parte de estrutura, engenharia e gráficos de um jogo.

Quem atua no ramo adiciona animações aos objetos e personagens, e acrescenta programações que auxiliam na organização e na impressão dos gráficos. Alguns Technical Artists são mais ligados aos processos artísticos, enquanto outros dão preferência às funções de programação, atuando desde a pré-produção até a montagem do game.

Deu para perceber que a carreira como artista 3D oferece uma série de oportunidades e atividades diferenciadas no mercado de trabalho, não é mesmo? A profissão é bem interessante, sobretudo por conta da rotina e da remuneração, que costuma ser altamente atrativa.

Apenas lembre-se de buscar por conhecimento de qualidade, investindo em cursos especializados para aumentar as suas chances de sucesso trabalhando com 3D. Aqui na SAGA, temos o curso de Modelagem e Animação 3D, que possibilita criar cenários, personagens e animações tridimensionais para a indústria criativa como um todo.

Com o curso, você pode elevar o nível dos seus projetos e, consequentemente, do seu portfólio, tendo mais chances de alcançar visibilidade na área. O currículo do curso também apresenta os softwares, as ferramentas e as técnicas de modelagem, criação e animação 3D mais utilizadas por grandes nomes da indústria criativa.

Quer conhecer mais sobre o curso da SAGA? Aproveite a visita e entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Pin It on Pinterest

Share This