Do que você lembra quando vê um “M” amarelo? Ou uma maçã prateada mordida? Provavelmente se lembrou de duas empresas mundialmente famosas, certo? McDonald’s e Apple são só alguns exemplos de organizações que consolidaram seus símbolos, sendo lembradas só de seus logos serem vistas. Por isso, investir na criação de logo e identidade visual é tão importante.

Neste post, confira quais as vantagens de ter uma identidade visual bem elaborada. Veja também quais as características dela e por onde começar. Por fim, saiba como o Curso Start 5.0 da Saga pode ajudar!

Quais as vantagens de ter uma boa identidade visual?

A criação de logo e identidade visual precisa ser feita antes de você lançar uma marca. Afinal, ela reúne todos os elementos que vão apresentar e identificar uma empresa junto ao público. Por isso, precisa ser bem pensada, a fim de resultar em um conjunto completo e original de características que representem o negócio.

Assim, é possível aproveitar diversas vantagens. A seguir, confira algumas sobre o porquê de ter uma boa identidade visual!

Profissionalismo

Um benefício de desenvolver uma identidade visual forte e que expresse bem a marca é o profissionalismo que ela traz. Afinal, quando o público olha para seus elementos, consegue associá-los com a empresa e o que ela faz.

Dessa forma, é preciso cuidado na criação. Isso porque quando a logomarca, as cores ou qualquer outra parte é uma repetição de algo que já existe – e é conhecido –, ou não tem “a sua cara”, fica difícil associar com a empresa e se lembrar dela depois.

Por exemplo, se você ou seu cliente tivesse um restaurante chamado “Marmitaria da Maria” e escolhesse o clássico amarelo com vermelho, usando um “M”, provavelmente despertaria nos clientes a lembrança do McDonald’s. Pode parecer algo distante, já que é uma marca internacional, mas quando a marmitaria e ele competem no iFood pelas mesmas pessoas, faz toda a diferença.

Destaque

Uma boa identidade visual também vai dar destaque para a sua empresa ou a de seus clientes. Aliás, quando ela é forte o suficiente, você pode até usar apenas certos elementos dela em peças visuais ou meios físicos, como a combinação de cores, e logo ela será lembrada.

Coerência

Com o manual da marca bem desenvolvido, a criação de logo e identidade visual ajudam você a ter coerência e deixar a marca consistente. Isso porque, se em um dia você decide usar uma logomarca azul, e no seguinte optar pelo verde, dificilmente alguém vai se lembrar de seus símbolos.

Dessa maneira, é para isso que ela serve: reunir elementos em um conjunto, que é usado de determinadas formas, a fim de manter a consistência da marca por meio deles, além de associá-los a outras características da empresa, que compõem um bom branding.

Criação de logo e identidade visual: quais são as características?

Independentemente de fazer a criação de logo e identidade visual para si ou para seus clientes no trabalho freelancer, quem trabalha com design precisa que eles tenham algumas características específicas para serem consideradas impactantes e inesquecíveis. A seguir, veja algumas delas!

Ser alinhada com a essência da marca

Você como profissional independente, ou atendendo a uma empresa, precisa trabalhar com a essência dela. Ou seja, sua cultura, missão, valores, visão e todas as outras características que fazem desse negócio o que ele é e quer ser no futuro. Assim, a identidade visual nada mais é que a representação gráfica dessas ideias.

Por exemplo, uma marca moderna e dinâmica dificilmente vai usar cores apagadas, tipografia pesada e formas mais “sérias”, já que isso não conversa com a maneira como ela se apresenta. Portanto, ter o cuidado de se alinhar com a essência é uma maneira de alcançar a coerência.

Ter personalidade

É importante que a identidade tenha personalidade. Ou seja, use os elementos de forma única e original. Para isso, é preciso desenvolver um conceito claro, combinando cores e formas de maneira inteligente na criação de logos e outros materiais que a empresa vai precisar.

Ser atemporal

Marcas centenárias ou mega famosas, como a Coca-Cola, fizeram um bom trabalho de marketing para se tornarem atemporais. Nesse sentido, a identidade visual é trabalhada para não ficar marcada demais com um tipo de design ou estilo.

É claro que com o tempo, geralmente acontece o rebranding, mas mesmo nesse processo o que representa a essência não muda. Para a Apple, a maçã se manteve. Já o Google continua com a mesma ordem das cores nas letras.

Ser marcante

Para uma marca conseguir ser marcante, geralmente ela é simples. Mas é importante entender que isso não significa ser simplista. Ou seja, mesmo usando poucos elementos, eles foram pensados de forma a trazer significado, não representando qualquer ideia óbvia.

Por exemplo, o logo da Nike é uma forma simples. Porém, ela indica movimento e representa uma asa, inspirada na imagem da deusa grega Nice, que é relacionada à vitória e à velocidade.

Assim, todos esses conceitos se tornaram associados aos produtos que a empresa vende e de suas ações no dia a dia, como o patrocínio de esportistas. Dessa forma, quando vemos o logo, seu significado se expande para essas ideias.

Usar elementos legíveis

É essencial que a criação de logo e identidade visual não seja poluída. Ou seja, que você não queira usar vários elementos pesados de uma vez, ou ainda, fazer combinações que distraiam a atenção do que é principal, causando confusão em quem o vê.

Assim, a identidade deve seguir caminhos legíveis, deixando palavras claras; cores contrastantes, mas em harmonia e símbolos usados com cuidado. Afinal, se um elemento “brigar” com o outro, perde-se o sentido do que representam em conjunto e a representação perde força.

A criação de logo e identidade visual é um processo complexo e exige atenção. Afinal, esses elementos representam a essência da marca e são responsáveis por mostrá-la ao mundo. Por isso, vale a pena estudá-los para atender seus projetos ou de seus clientes. E se você tem vontade de iniciar uma carreira no universo do design gráfico e digital, o curso Start 5.0 da SAGA, é uma excelente opção para você entrar em contato com os principais softwares de criação digital do mercado e ter sucesso como artista ou designer.

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