Com o advento das novas tecnologias da informação e comunicação e, junto a elas, o surgimento de diversas plataformas, cujo principal objetivo é conectar pessoas, o universo das artes e da criação digital ficaram mais ricos. E, para quem deseja trabalhar ou se especializar nessas áreas, é crucial manter a atenção nas principais novidades.

Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar as principais tendências do design para 2023, apontando as suas principais características. Continue por aqui e confira!

Gradientes abstratos

Fonte: Freepik

Os gradientes sempre estiveram presentes no mundo do design gráfico, no entanto, ainda conseguem surpreender muita gente. No ano de 2023, eles virão com mais força, e dessa vez, por meio de formas abstratas que se fundem. Essa opção oferece uma sensação de leveza e fluidez, sem abrir mão do toque de realismo que proporciona.

Os gradientes com efeito “líquido”, independentes de serem brilhantes ou mais texturizados, trarão mais movimentos para as imagens, e consequentemente, trarão mais impacto às criações.

Infográficos

Fonte: Freepik

Os infográficos também continuam em alta, porém, em 2023 eles virão com algumas tendências específicas, abusando de paletas com cores mais vibrantes e fazendo uso de elementos animados.

Além disso, muitos deles serão produzidos com a utilização de dados personalizados, tornando a experiência do usuário única e especial. Outra novidade que ganhará força diz respeito aos gráficos e diagramas com maior apuro estético, em uma abordagem mais artística, inovadora e colorida.

Elementos 3D

Fonte: Giphy

A exibição de elementos em 3 dimensões causa muito impacto visual desde que começou a ser desenvolvida. E em 2023, o design gráfico fará ainda mais uso deste recurso, seja na tipografia, nas logos, nos mascotes de marcas ou no ambiente virtual.

Como as áreas do cinema, da tecnologia da informação e da comunicação já utilizam o 3D há algum tempo, proporcionando uma experiência mais imersiva no espectador, os designers poderão dar seus primeiros passos neste universo com menos dificuldade e com renderizações de alta qualidade.

AI e Metaverso

Fonte: Giphy

O ano de 2022 foi marcado pelo surgimento de aplicativos capazes de produzir imagens impactantes em questões de segundos. Esses softwares se utilizam de banco de dados de imagem para produzir novas ilustrações, muitas vezes impactantes pela originalidade e apuro técnico e estético, seguindo como uma forte tendência de design para o ano de 2023.

E no contexto da inteligência artificial, o Metaverso já pode ser considerado algo concreto. Trata-se de uma realidade que mistura mundo real com virtual, rompendo limites de espaço e colocando o espectador em contato com algo absolutamente novo. O design se apropriará deste conceito para fazer ilustrações em 3D, tipografias de ficção científica e abusar das paletas contrastadas, com muitas cores vibrantes.

Fontes distorcidas

Vivemos recentemente um momento voltado para as tipografias alongadas lateralmente. Agora, a nova tendência são as distorções mais complexas, letras que esmaecem, desaparecem ou simulam algum movimento, como o de uma onda, por exemplo.

Esse recurso (distorção) faz com que os espectadores reparem melhor nos elementos, que aproveitarão melhor as possibilidades do Metaverso, que por sua vez, proporcionará uma realidade múltipla e cheia de possibilidades.

Motion graphics e animações

Fonte: Giphy

Como sabemos, ultimamente tem crescido de modo significativo os conteúdos de vídeo na internet. Esse número se deve, principalmente, pela popularização de plataformas como o TikTok, o Instagram e o YouTube.

Por isso, as marcas estão voltadas a criarem mais conteúdos animados, uma vez que eles potencializam o engajamento, são mais interativos e substituem os posts estáticos pelos vídeos curtos — como o reels.

São inúmeras as tendências para o design gráfico em 2023, e quem trabalha ou deseja começar a aprender sobre essa área, é crucial se informar sobre essas novidades. Mas não é só isso. Dominar as ferramentas e técnicas exigidas pelo mercado é uma obrigação para quem deseja ter sucesso nessa carreira. Por isso, a Escola Saga desenvolveu o Curso Start 5.0, um treinamento completo voltado para a utilização dos softwares mais utilizados pela Indústria Criativa que visa o seu aprimoramento profissional nessa área.

Aprenda ilustração vetorial, pintura digital, composição de imagens, motion, efeitos visuais, 3D e muito mais! Entre em contato e confira!

Pin It on Pinterest

Share This